quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Busscar - Mexicanos estão de olho na Busscar.

Mexicanos estão de olho na Busscar

25 de novembro de 2014

O Grupo Masa, do México, é um dos pré-interessados em comprar a Busscar Ônibus no leilão marcado para esta quarta-feira, dia 26 de novembro, no Centreventos Cau Hansen. Há, ainda, mais duas companhias brasileiras, com atuação no ramo automotivo, que já manifestaram ao administrador judicial, Rainoldo Uessler, disposição para o negócio.
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Uessler acredita que podem aparecer muito mais proponentes. Se não houver comprador para todo o conjunto de bens, o profissional ainda diz que a Tecnofibras, que integra o Grupo Busscar, certamente será vendida em data futura, separadamente. Avaliada em R$ 74 milhões, ela tem administração profissional, é enxuta e lucrativa.

INÍCIO
Postado por Carolina Wanzuita, às 7:41
Categorias: Empresas

Dois lotes da Busscar são vendidos Climabuss e ações da Busscar Colômbia foram vendidas por R$ 6.154.734,86 Isabella Mayer de Moura [...] Veja mais em: http://ndonline.com.br/joinville/noticias/216791-dois-lotes-da-busscar-sao-vendidos.html.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

POLÊMICA - Terminal ao lado do HGV gera discussões. Obra termina em 2015.

Victor Soares/LeiaJá ImagensSegundo quem frequenta o hospital, obra está parada; Secretaria das Cidades estendeu o prazo de conclusão para janeiro de 2015
Victor Soares
Divididos entre a funcionalidade de um terminal integrado e os impactos causados pelo ruído e pela poeira, pacientes, familiares e servidores do Hospital Getúlio Vargas, na Zona Oeste do Recife, têm se perguntado como será a recuperação dos pacientes depois da inauguração da Perimetral III, terminal em que circularão os veículos do BRT que trafegam na Avenida Caxangá. Atualmente com poucos trabalhadores, a obra já foi motivo de manifestações dos funcionários do HGV e, apesar de ter finalização prevista para o mês de novembro, o prazo de conclusão da obra foi estendido para janeiro de 2015.
“Moro em Jaboatão dos Guararapes e seria melhor descer numa parada mais perto do hospital, porque os ônibus de lá pra cá demoram muito”, afirma Maria do Carmo Barbosa, mãe de um paciente internado no HGV há apenas dois dias. Quando questionada a respeito do barulho e do aumento no fluxo de veículos nas proximidades do hospital, Maria afirmou não acreditar que o terminal iria influenciar negativamente na recuperação dos pacientes da unidade de saúde. “Já tem o trânsito normal das ruas perto do hospital, não vai fazer diferença”, diz ela. 
Entretanto, segundo representantes do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev/PE), o terminal influencia na recuperação de quem está internado. De acordo com o Sindicato, o calor e a poluição sonora são alguns dos principais fatores que irão prejudicar a saúde dos pacientes. Segundo o coordenador do Sindsprev, José Bonifácio, a entidade já moveu uma ação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para a retirada da integração, mas sem efeito. “Também tentamos fazer algum tipo de acordo para que o hospital fosse climatizado. Também não conseguimos”, explica Bonifácio. 
Servidores do hospital demonstram descontentamento em relação à localidade do terminal. “Alguns pacientes já reclamaram durante o período das obras. Quando os ônibus começarem a circular, a saúde dos pacientes vai ser ainda mais prejudicada”, pontua o enfermeiro Marcos Bento (foto à esquerda).  Ainda segundo o servidor, o terminal de ônibus fica localizado numa área próxima à UTI II, local que abriga pacientes em estados mais delicados, e à ala em que são preparadas as refeições de funcionários e pacientes.
LeiaJá procurou o Governo do Estado para saber mais detalhes sobre o estudo de impacto. Abaixo, a entrevista com o Secretário Executivo de Mobilidade, Gustavo Gurgel (à direita), sobre o assunto:
LeiaJá - Secretário, foi feito um estudo de impacto social para a implantação do terminal ao lado do hospital?
Gurgel - Foi sim, fizemos um estudo de impacto de vizinhança. São dois volumes de muitas páginas, nunca li por completo, mas têm as conclusões dele. Quanto a questão da sonoridade, ali a Avenida San Martin por onde passam os ônibus está mais perto do hospital que o próprio terminal. A Perimetral tem menos impacto do que a própria rodovia. Da mesma forma a poluição no ar. No Terminal ainda tem o atenuante de existir algumas árvores entre o hospital e o Terminal. Portanto há atenuação tanto da sonoridade, quanto da poluição, todos esses parâmetros foram observados. 
LJ - Foram escutados os pacientes, profissionais, etc?
Gurgel - Nesse estudo não vou saber te dizer se houve alguma coisa nesse sentido. 
LJ - Mas houve debate com os profissionais do hospital que fizeram protestos e entraram na Justiça?
Gurgel - Claro, nesse processo do MPPE, todas as partes envolvidas sentaram e teve diálogo com eles, apresentamos estudos. De fato o terminal não tem interferência mais significativa do que o próprio ambiente. O estudo aponta que ele não gera impacto no hospital. O estudo conclui que existem impactos positivos e negativos, mas que há medidas mitigadoras que tornam a obra viável e necessária. 
LJ - Quais seriam esses impactos negativos e as respectivas medidas mitigadoras?
Gurgel - Aí eu teria que ler todo o documento para te dizer, não saberia te informar agora. 
LJ - Esse é um documento público? Nós da imprensa podemos vê-lo?
Gurgel - Teria que ver com a empresa se há alguma cláusula de sigilo, aí precisaria até de mais tempo para responder isso. 

terça-feira, 25 de novembro de 2014

TRANSPORTE - Ramal de BRT da Agamenon entra em obra em 2015



Verba para a obra foi aprovada pela CEF, um ano e cinco meses depois de obra ser suspensa


Previsão é de que os serviços tenham início em janeiro de 2015, com prazo de 18 meses / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Previsão é de que os serviços tenham início em janeiro de 2015, com prazo de 18 meses

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem


Suspensas em junho do ano passado, as obras do ramal Agamenon Magalhães do Corredor de BRT (ônibus de trânsito rápido, em português) Norte-Sul vão, enfim, ser retomadas. Na última sexta-feira, a Caixa Econômica Federal aprovou a liberação dos R$ 96 milhões para execução do projeto, por meio do PAC Mobilidade. As empresas contratadas – o Consórcio Heleno Fonseca Construtécnica S.A. e a Consbem Construções e Comércio – estão sendo convocadas a reinstalar os canteiros de obras e a previsão é de que os serviços tenham início em janeiro de 2015, com prazo de 18 meses.
O projeto – que passou por vários ajustes – prevê a construção de nove estações de embarque e desembarque de passageiros sobre o Canal Derby-Tacaruna, numa extensão de 4,8 quilômetros entre a altura da antiga fábrica Tacaruna e o Terminal Integrado de Joana Bezerra. Os dois viadutos sobre a Avenida João de Barros serão alargados, permitindo faixas exclusivas para ônibus. E uma passarela de pedestres será erguida nas imediações das comunidades do Chié e Ilha do Joaneiro, em Campo Grande.
A Agamenon Magalhães é considerada a espinha dorsal do trânsito no Recife, por ligar a cidade de norte a sul, além de ser passagem para municípios vizinhos. Várias intervenções já foram projetadas para a via, inclusive a polêmica construção de quatro elevados que fariam parte desse projeto, posteriormente descartada.
No plano atual, a via será um dos dois ramais do Corredor Norte/Sul, que tem início em Igarassu, bifurcando na altura do Shopping Tacaruna. O outro ramal é o da Avenida Cruz Cabugá, que vai até o Centro do Recife e conta com oito das 28 estações projetadas em funcionamento, embora a previsão seja de que as obras fiquem prontas em dezembro.
“Trabalhamos com essa perspectiva, mas se houver atraso não vai passar de dois meses, pois falta pouca coisa para concluir as estações”, declara o secretário estadual das Cidades, Evandro Avelar. “Também estamos pensando em eliminar uma das estações (perto do Cemitério dos Ingleses), que ficaria muito próxima da outra”. 
Obras projetadas para a Copa do Mundo, os corredores de BRTs ainda funcionam de forma tímida, cinco meses depois de inaugurados. Pelos 33 quilômetros do Norte-Sul, circulam apenas duas linhas de ônibus. Dos 90 BRTs previstos para o percurso, apenas 28 estão operando. 
No Leste-Oeste (que liga o Recife a Camaragibe), 11 das 26 estações estão em funcionamento, com 33 dos 96 BRTs previstos. A maioria dos ônibus já foi adquirida e está se depreciando nas garagens. Cada um custa R$ 750 mil.
Além das estações inacabadas, as pendências incluem o alargamento de duas pontes: uma sobre o Rio Beberibe, nas proximidades do Parque Memorial Arcoverde, e a outra sobre o Canal da Malária, ambas em Olinda; o túnel da Abolição, na Madalena; e os terminais da III e IV perimetrais.
Apesar do atraso, Avelar destaca a importância e dimensão do trabalho realizado. “O Sistema Estrutural Integrado (SEI) ganhou os dois corredores que faltavam (Norte-Sul e Leste-Oeste). Estruturamos um serviço de primeiro mundo, aprovado pela população. Desenvolvemos e implantamos ferramenta de gerenciamento eficaz (a licitação). Se chegarmos ao final de uma mudança desse porte com um atraso de 1 ano e 5 meses (tudo deve estar pronto em maio), não é nada significativo para um governo que investiu mais de R$ 1,3 bilhão e deu um novo rumo ao serviço de transporte do Grande Recife”, conclui.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

AMD - MIRO ÔNIBUS NOVO NA PRAÇA.

AMD Encarroçadora se torna mais uma opção no mercado de ônibus pequenos

Por 
Mini-ônibus Solum é dedicado para o transporte urbano e é encarroçado em chassi de Volkswagen.
Mini-ônibus Solum, da AMD, é opção para o segmento de veículos de transporte coletivo de pequeno porte. O Solum tem 8,77m de comprimento e capacidade para 30 passageiros.
Mini-ônibus Solum, da AMD, é opção para o segmento de veículos de transporte coletivo de pequeno porte. O Solum tem 8,77m de comprimento e capacidade para 30 passageiros.
Há cerca de 20 anos, os micro-ônibus ou miniônibus tinham uma participação tímida nos serviços de ônibus urbanos.
Com a consolidação de cooperativas de transportes coletivos e até mesmo as grandes empresas visualizando neste tipo de veículo uma oportunidade de reduzir os custos, os ônibus de pequeno porte hoje estão presentes em sistemas de um número maior de cidades.
De acordo com dados da Fabus, entidade que reúne as principais fabricantes de carrocerias, a produção acumulada de micro-ônibus entre janeiro e setembro deste ano foi de 2 mil 842 unidades. Isso significa 13,62% das 20 mil 871 carrocerias de diversos portes produzidas pelas associadas da Fabus.
Atualmente, uma das soluções consideradas por especialistas entre as mais indicadas para a melhoria da mobilidade urbana são os BRT – Bus Rapid Transit, corredores de trânsito rápido para ônibus, capazes de receber veículos de grande porte como articulados, superarticulados e biarticulados.
No entanto, a tendência não tira mercado para os ônibus pequenos. Pelo contrário, com veículos de alta capacidade nos corredores, a demanda por micros, minis ou midis para as linhas alimentadoras destes BRTs é alta. São veículos que, por causa dos corredores, fazem viagens menores, muitas linhas convencionais são extintas quando um BRT é aberto. Estes pequenos ônibus precisam ter uma dimensão indicada para lugares de difícil acesso, onde não é possível implantar um sistema de maior capacidade.
Vislumbrando estas possibilidades de negócios, a AMD Encarroçadora e Implementadora do Brasil Ltda, com sede em Caxias do Sul, lançou o primeiro mini-ônibus da marca. Trata-se do modelo Solum, projetado para o transporte urbano.
Inicialmente, o modelo é encarroçado apenas sobre chassi Volkswagen 9.160 OD Plus. A AMD é do Grupo Diniz, que também é proprietário da Apta Caminhões e Ônibus, representante da Volks. Com 8,77m de comprimento, o Solum tem capacidade para transportar até 30 passageiros sentados.
Segundo a empresa, a proposta para o design é passar ideia de inovação e reafirmar a busca pela imagem de uma opção diferente das atuais no mercado.
A carroceria tem estrutura de aço galvanizado, revestida com alumínio, contando também com peças de fibra de vidro. Há poucos frisos e saliências, o que, segundo a fabricante, destaca fluidez, deixa o visual mais limpo e facilita a manutenção.
Linha de produção é em Caxias do Sul. Solum é encarroçado apenas em chassi 9-160 OD Plus da Volkswagen
Linha de produção é em Caxias do Sul. Solum é encarroçado apenas em chassi 9-160 OD Plus da Volkswagen
A iluminação interna é por lâmpadas de LED, presentes também nos conjuntos óticos da frente e de trás, com exceção dos faróis. A fabricante também garante que, pela adoção de novos conceitos de engenharia e ergonomia, o espaço interno é maior, sem comprometer a capacidade de transporte.
O câmbio é manual e o veículo conta com sistema de segurança para que o ônibus não se movimente com as portas abertas popularmente chamado de “anjo da guarda”.
Em nota, a AMD destaca algumas das características do Solum.
  • Para-brisa bipartido ou inteiriço laminado e incolor ;
  • Câmera de ré; (opcional)
  • Sensor de ré;
  • DRL;
  • Balaústre e corrimão em tubos de aço encapsulados com PVC;
  • Piso em chapa de alumínio revestido com Ecoflex antiderrapante;
  • Poltrona do motorista com regulagem total de altura e movimento lateral, traseiro e frontal. – Cinto de segurança retrátil três pontos;
  • Poltronas de passageiros estofadas revestidas em courvin;
  • Janelas laterais com vidro inferior fixo e dois superiores móveis fumê;
  • Vigia traseiro temperado e fumê;
  • Elevador para cadeira de rodas;
  • Itinerário eletrônico;
  • Escapamento traseiro embutido;
AMD garante mais espaço interno sem comprometer capacidade de transporte pela aplicação de novos conceitos de ergonomia e engenharia de interiores

domingo, 23 de novembro de 2014

AUMENTO DE PASSAGEM EM JANEIRO E FELIZ 2015 E BOAS FESTAS!


Dezessete meses depois de cancelar um aumento de 5,53%, anunciado para as tarifas de ônibus do Grande Recife, o governo pernambucano começa a admitir a possibilidade de reajuste das passagens. Pelos cálculos do empresariado do setor, a tarifa necessária para equilibrar o sistema, hoje, seria de R$ 2,67 para o anel A, que hoje é R$ 2,15 (um aumento de 24,2%). O governo fez contabilidade diferente e chegou a R$ 2,50 (16,3%), valor que seria menor, pois foi calculado sem considerar o subsídio de R$ 13,2 milhões a ser bancado pelo Estado ainda este ano. O fato é que o tema voltou à discussão.

O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Nelson Menezes, diz que está aguardando informações do empresariado para levá-las ao atual e ao futuro governador, João Lyra e Paulo Câmara, respectivamente. “Até o final do ano teremos definido se haverá aumento de tarifa ou subsídio, mas seja o que for, só deve vigorar no próximo ano”, salienta. Ou seja: caberá ao governador eleito definir se quem vai pagar a diferença entre custo e receita são os usuários (como sempre ocorreu), o governo (como previsto na licitação), ou ambos.

“Se não chegarmos a R$ 2,67, será necessário complementar com mais subsídio”, declara o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), Fernando Bandeira, lembrando que o setor está há três anos sem aumento e isso repercute na qualidade do serviço. “Estamos utilizando os recursos destinados à depreciação da frota e nossa própria remuneração para cobrir os custos. Ou seja, deixa-se de investir em renovação dos veículos. Não fosse a aquisição de 180 BRTs, a idade média da frota já estaria acima dos 4,3 anos. Há ônibus rodando que são de 2005”, destaca.

SUBSÍDIO
As empresas já tiveram desoneração do PIS/Cofins em maio do ano passado (era 3,65%) e do ICMS sobre o combustível (8,5%) em junho, mas isso não teria sido suficiente para cobrir os custos, que aumentaram com a aquisição de 180 BRTs (ônibus de trânsito rápido), cada um ao custo de R$ 750 mil. A alternativa seria o governo bancar as gratuidades.

Constam, no sistema, mais de 37,8 mil pessoas cadastradas que não pagam passagem e mais 53,1 mil com direito, também, a acompanhante. Desse total, 42% são deficientes físicos e 45%, mentais. O número de novos pedidos de gratuidade se mantém em mais de 1 mil ao mês. Para confirmar que essas pessoas têm direito ao benefício e controlar o uso da gratuidade, esses passageiros estão realizando a biometria. Até o final do ano, todos deverão estar com as digitais cadastradas.

Idosos, policiais, carteiros e estudantes também entram na conta. Só a meia gratuidade para os estudantes representa uma redução na receita bruta de 14,48%.

Por Margarette Andrea
Informações: Jornal do Comércio

sábado, 22 de novembro de 2014

USUÁRIOS DOS CURADOS DEVEM UTILIZAR LINHAS DO TIP


Os moradores dos bairros Curado II e Curado IV devem ficar atentos as mudanças que acontecerão a partir deste sábado (22). Os usuários que desejarem se deslocar entre os Curados, nos finais de semana, devem utilizar as linhas alimentadoras do Terminal Integrado do TIP. São elas: 351 - Curado II/TI TIP, 361 - Curado IV (Rua 14)/TI TIP, 363 - Curado IV (Av. 01)/TI TIP, 348 - Curado V/TI TIP e 219 – TI Jaboatão (Sancho)/TI TIP. A linha 304 - Circular (Curados) deixará de operar aos sábados. Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

BRT NORTE /SUL - VIA LIVRE NORTE / SUL PASSA A OPERAR NOS FINAIS DE SEMANA


Os usuários do Via Livre Norte/Sul ganharão mais opções de deslocamentos nos finais de semana. É que a partir do próximo sábado (22), a linha 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) passará a operar aos sábados e domingos. Com isso, houve um acréscimo de 44 viagens no sábado e 15 no domingo. A melhoria do serviço também implica nos horários das viagens, que foram estendidas até às 23h30.

A linha circulará nos dois dias, com seis BRTs, realizando 64 viagens por dia, com um intervalo de 15 minutos, a partir das 4h10. Ela atenderá todas as estações em operação do corredor: São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Tacaruna, Treze de Maio, Riachuelo e Praça da República. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

VEM - Agora é possível recarregar o VEM através do smartphone


O aplicativo da Rede Ponto Certo, que possibilita a recarga de bilhetes de transporte público através de smartphones, está disponível no Recife. Através da ferramenta, é possível realizar a consulta de saldo do cartão VEM, além da compra de créditos que serão revertidos em passagens nos coletivos.
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Estas facilidades, no entanto, só funcionam em aparelhos com o sistema Android compatíveis com a tecnologia NFC, que permite a troca de dados por aproximação.
Para realizar a consulta de saldo, por exemplo, basta aproximar o cartão VEM do smartphone com o aplicativo aberto. Aproximadamente 170 aparelhos são compatíveis com o software.
Para baixar a ferramenta, basta acessar a Google Play através de um smartphone compatível. 

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

BRT vs ACIDENTE - Mulher fica ferida ao cair entre ônibus e estação de BRT durante desembarque


Testemunhas dizem que vítima se desequilibrou ao se chocar com outro passageiro


Uma mulher ficou ferida, no início da tarde desta segunda-feira (17), ao desembarcar de um ônibus da linha 1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto), que integra o sistema Via Livre do Corredor Norte-Sul. As informações, repassadas através do WhatsApp FolhaPE (81 8187.9290), dão conta de que a vítima se desequilibrou ao se chocar com outro passageiro e caiu no espaço entre o veículo e o ponto de parada. O caso ocorreu na estação Tacaruna, que fica na avenida Cruz Cabugá, na área central do Recife.
Conforme testemunhas, a mulher teve ferimentos na perna e chegou a desmaiar após bater a cabeça, mas recobrou a consciência segundos após ser retirada do ponto do acidente. Ainda de acordo com populares, a vítima aguardou atendimento dentro do ônibus. A viagem foi interrompida e todos os passageiros receberam a recomendação de descer do veículo.
Ao contrário do sistema convencional, o acesso de pedestres durante o uso do Bus Rapid Transit (BRT) é semelhante ao do metrô, ou seja, o passageiro embarca e desembarca do ônibus no mesmo nível do ponto de parada, sem precisar de rampas ou escadas. O cuidado necessário é justamente com o deslocamento entre um lado e outro.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Recife confirmou que uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi deslocada para atender à ocorrência, e que a vítima foi socorrida consciente. Não há informações, porém, sobre seu estado de saúde e para onde foi levada.

Protesto Agamenon - e o transito esta parado.

Trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima protestam em avenida no Recife

Eles reclamam de salários atrasados e condições precárias em alojamentos.
Grupo fechou parte da Agamenon Magalhães e segue em passeata.

fonte : G1 PE
Manifestantes protestam contra atraso de salários e condições precárias em alojamentos. (Foto: Kety Marinho/TV Globo)Manifestantes protestam contra atraso de salários e condições precárias em alojamentos. (Foto: Kety Marinho/TV Globo)
Trabalhadores da empresa Alusa Engenharia - de montagem industrial, que atua na Refinaria Abreu e Lima - bloquearam um dos sentidos da Avenida Agamenon Magalhães, área central doRecife, na manhã desta quarta-feira (19) em protesto contra salários e benefícios financeiros atrasados. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Pesada de Pernambuco (Sintepav-PE), Aldo Amaral, cerca de 500 trabalhadores se reúnem em frente do Ministério do Trabalho e Emprego, no bairro do Espinheiro, e devem seguir para a sede do governo de Pernambuco, no Centro da cidade.
Segundo Aldo, a mobilização começou às 6h, mas a avenida só foi fechada por volta das 7h30, no sentido Olinda/Derby. Ele alega que a empresa deixou seis mil trabalhadores com salários atrasados e 1,7 mil funcionários sem vale-alimentação e refeição. Os trabalhadores estariam em situações precárias, como alojamentos sem energia, água e limpeza.
“Muitos que foram demitidos não receberam verba indenizatória ainda. Muitos dos alojados estão em condições sub-humanas, sem alimentação, sem lugar para dormir, com péssimas condições de higiene, sem dinheiro para comprar passagem para ir para casa. É como se a escravidão estivesse de volta e a Refinaria fosse o protagonista disso”, critica Aldo Amaral.
Em nota, a empresa Alusa Engenharia, que agora atende por Alumini Engenharia, informou que pretende solucionar o caso o “mais rapidamente possível” e que está em acordo com o contratante da obra para que os pagamentos sejam liberados.

A Alumini ainda afirma que “os valores que a empresa tem a receber do contratante referem-se a aditivos de serviços já executados, fruto de alterações nos projetos originais solicitadas pelo contratante, como mudança de escopo, quantidades, prazos etc., previstos em contrato, que ainda estão em análise por instâncias superiores da Petrobras e integram as obras sob responsabilidade da Alumini Engenharia na Refinaria Abreu e Lima”.

Segundo a empresa, somente após a liberação desses aditivos é que a Alumini poderá faturar os serviços já executados e receber por eles.
Grupo fechou um dos sentidos da Avenida Agamenon Magalhães, na área central do Recife. (Foto: Kety Marinho/TV Globo)Grupo fechou um dos sentidos da Avenida Agamenon Magalhães, na área central do Recife. (Foto: Kety Marinho/TV Globo)

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Camaragibe -Trecho do metrô na Linha Centro está sem funcionar ,mas roubo de cabos.

fonte: JC Trânsito
Internautas pelo Twitter do @JCTrânsito e ComuniQ reclamam de super lotação nas estações no horário de pico e das interdições nas estações. / Foto: Claúdio Xavier /ComuniQ
Internautas pelo Twitter do @JCTrânsito e ComuniQ reclamam de super lotação nas estações no horário de pico e das interdições nas estações.Foto: Claúdio Xavier /ComuniQ
Um trecho do metrô na Linha Centro está interditado e sem operar, nesta terça-feira (18). As estações entre Coqueiral e Camaragibe estão sem funcionar sendo necessário fazer um desvio. A assessoria do Metrorec informou que o problema pode ter sido causado por roubos do cabo de alimentação. As estações interditadas são Coqueiral, Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme & Damião e Camaragibe.
Ainda segundo a Metrorec, técnicos estão no local tentando identificar o problema e repara-lo. Os usuários que pretendem ir para Camaragibe necessitam descer na Estação Barro e pegar um ônibus com destino à Camaragibe.
Estação Camaragibe interditada
Estação Camaragibe interditadaFoto: @criscronos /Twitter
A Linha Centro com destino à Jaboatão e a Linha Sul estão funcionando normalmente.
Internautas pelo Twitter do @JCTrânsitoComuniQ reclamam de super lotação nas estações no horário de pico e das interdições nas estações.

Incêndio - Artefato em chamas é lançado em ônibus no Recife e fere passageiras


Mulheres foram levadas ao Hospital da Restauração com queimaduras.
Coletivo foi atacado ao parar em ponto na Av. Agamenon Magalhães.

Do G1 PE
Objeto atirado em ônibus deixou pelo menos duas pessoas feridas com queimaduras (Foto: Luna Markman / G1)Objeto atirado em ônibus deixou pelo menos duas pessoas feridas com queimaduras (Foto: Luna Markman / G1)
Ao menos duas passageiras ficaram feridas depois que um artefato em chamas foi lançado para dentro de um ônibus na tarde desta terça-feira (18). O coletivo, que fazia a linha Xambá-Joana Bezerra, passava pela Avenida Agamenon Magalhães, em Santo Amaro, área central do Recife, quando foi atacado, segundo a Polícia Militar. Bancos e partes do veículo ficaram queimados. As vítimas foram socorridas e levadas ao Hospital da Restauração (HR).
A PM acredita que o ataque ao ônibus foi retaliação a uma ação do Grupo Tático de Apoio Itinerante (Gati) realizada na segunda e nesta terça contra o tráfico de drogas. Um adolescente morreu e duas mulheres ficaram feridas em troca de tiros em uma comunidade do bairro de Santo Amaro, nas proximidades do local onde o veículo foi atacado.
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Motorista disse que suspeito apontou arma contra ele, impedindo que veículo saísse (Foto: Luna Markman / G1)Motorista disse que suspeito apontou arma contra ele,
impedindo que veículo saísse (Foto: Luna Markman / G1)
O motorista Hamilton Ferreira contou que o coletivo estava cheio, com passageiros em pé, e foi atacado ao parar em um ponto na via. “Uns meninos chegaram, até um armado, apontando a arma para mim, para eu não sair com o ônibus enquanto outros mandavam todo mundo descer. Depois, vi que o ônibus já estava pegando fogo. Uma senhora saiu com as pernas queimadas, foi um desespero".
Um dos passageiros, o servente Wellington José, disse que houve tumulto. “Estava voltando para casa quando o ônibus parou e começou a confusão. O pessoal saiu correndo, saindo pela mesma porta, e eu acho que pisei em algum buraco, torci meu pé. Não sei o que aconteceu aí dentro [na comunidade], mas a gente não tem culpa de nada. Eu ajudei até a socorrer uma senhora que saiu toda queimada”.
O comandante do 16º BPM, tenente-coronel Jailton Pereira, informou que o ataque ao ônibus deve ter relação com ações da corporação no bairro. “Desde ontem a gente vem com operações em Santo Amaro. Ontem, pela manhã, houve um homicídio dentro da comunidade e, à tarde, houve troca de tiros onde duas civis ficaram feridas. Hoje [terça] pela manhã, o Gati efetuou abordagens e houve nova troca de tiros. Um elemento veio a falecer. Um menor ainda foi apreendido e outro conseguiu fugir. Tudo indica que, por conta dessa morte, houve uma paralisação na [Avenida] Agamenon por volta das 15h30, que a gente conseguiu controlar, e por volta das 17h, houve esse incidente com o ônibus”, detalhou.
 
Passageiro Wellington José disse que ajudou a socorrer uma senhora que teve queimaduras nas pernas (Foto: Luna Markman / G1)Passageiro Wellington José disse que ajudou a socorrer uma senhora que teve queimaduras nas pernas (Foto: Luna Markman / G1)
De acordo com o comandante, o adolescente morto no tiroteio já tem histórico de apreensões. "Durante o protesto mais cedo, eu até conversei com a mãe do rapaz que foi morto. Disse para ela que a perícia da Polícia Civil vai checar [de onde veio a bala que matou o jovem] com os exames apropriados".

Policiais do 16º Batalhão da Polícia Militar realizam diligências para tentar capturar suspeitos de jogar o objeto em chamas no coletivo. Dois adolescentes de 15 e 17 anos chegaram a ser detidos, mas ainda não se sabe se eles têm participação no caso. Eles foram levados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). "Nós vamos pedir imagens do ônibus para confrontar com os suspeitos apreendidos", acrescentou o comandante.

O HR confirmou que duas passageiras deram entrada na unidade com queimaduras nas pernas e receberam atendimento médico.
Objeto incendiário destruiu cadeiras do ônibus (Foto: Luna Markman/G1)Chamas destruíram cadeiras do coletivo (Foto: Luna Markman/G1)
Dois adolescentes foram apreendidos suspeitos de incendiar ônibus (Foto: Luna Markman/G1)Dois adolescentes foram apreendidos suspeitos de arremessar objeto com fogo em ônibus (Foto: Luna Markman/G1)

sábado, 15 de novembro de 2014

Incendio - Paraliza Metrô de Recife.

Joana Bezerra

Incêndio paralisa sistema do metrô na Grande Recife

Do NE10
De acordo com o Metrorec, o fogo não teria atingido a linha férrea e que por isso o metrô continua funcionando normalmente / Foto: Gustavo Belarmino/NE10
De acordo com o Metrorec, o fogo não teria atingido a linha férrea e que por isso o metrô continua funcionando normalmenteFoto: Gustavo Belarmino/NE10
Um incêndio em um matagal próximo à linha do metrô de Joana Bezerra provocou a paralisação tanto da linha sul, como a do centro, na Grande Recife. Bombeiros já estão no local tentando combater as chamas na Rua Regência, no bairro de São José, que fica ao lado da linha do metrô. O sistema só poderá voltar a funcionar quando o fogo tiver sido controlado pelos bombeiros. Não há feridos.

De acordo com o Metrorec, órgão responsável pelo metrô, o incêndio não foi acidental e sim provocado. Para que os bombeiros pudessem entrar na área da linha férrea, foi necessário cortar a energia do metrô que usa mais de 3 mil volts, paralisando assim todo o sistema.

Segundo o corpo de bombeiros, o fogo não coloca em risco as residências da área. Ao todo, três viaturas estão tentando combater o incêndio.
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Incêndio 15.11.14


Crédito: Gustavo Belarmino/NE10

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

BRT NORTE / SUL - INAUGURAÇÃO DE 4 ESTAÇÕES.

  • Notícia publicada em 14/11/2014 | 07:00

    Via Livre Norte/Sul ganha mais quatro estações

    Os usuários do Via Livre Norte/Sul contarão com mais quatro opções de embarque e desembarque a partir da próxima segunda-feira (17). As estações Aloísio Magalhães, Jupirá, Cidade Tabajara e São Salvador do Mundo, localizadas em sequência após o Terminal Integrado da PE-15, começarão a operar das 5h30 às 22h30.

    Como as novas estações estão localizadas após o TI PE-15, elas serão atendidas neste momento apenas pela linha Via Livre BRT que sai do TI Pelópidas Silveira, a 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto), que circula de segunda a sexta das 5h30 às 22h30.

    Com o início da operação desses novos pontos de embarque e desembarque, o Corredor Norte/Sul passa a contar com oito estações em funcionamento, são elas: São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Tacaruna, Treze de Maio, Riachuelo e Praça da República.

    A expectativa é que o Via Livre Norte/Sul passe a atender 19 mil passageiros por dia, 1 mil a mais com o começo da operação das quatro estações.