sexta-feira, 25 de julho de 2014

Eleições 2014 vamos dar um basta nestes politicos que não muda e querem ficar massacrando o povo,apoiando a ação da Policia pra atirar e espancar o trabalhador,enquanto os bandidos agem sem pudor e a policia olha ,sem agir.

Deixemos de hipocrisia


Fotos: Guga Matos/JC Imagem
Fotos: Guga Matos/JC Imagem

Não existe almoço de graça. Desde que comecei a cobrir o setor de transporte, doze anos atrás, passei a ouvir essa expressão com frequência. Bastante usada no meio econômico, significa dizer que alguém paga a conta. Sempre, em qualquer situação. E no transporte público não é diferente. Ao contrário, é um dos setores onde ela mais faz sentido. A conta pode ser paga de três formas. Pelo Estado (gestor do sistema de transporte, no caso de Pernambuco), com a decisão de  subsidiar o sistema, ou convencendo, através de pressão ou contratos legais, os empresários a reduzirem o lucro do negócio (na RMR gira em torno de 12%, dizem). Pelos empresários, que  abririam mão do percentual do lucro, mesmo estando no setor para gerir um negócio e, logicamente, lucrar. Ou, por último, pela população, de duas formas: pagando o reajuste das passagens, dado porque o Estado não subsidia o sistema nem os empresários abrem mão do lucro, ou perdendo qualidade do serviço, comprometido pela redução da frota. Alguém, de fato, tem que pagar o almoço.
Sendo assim, deixemos de hipocrisia. Lá atrás, quando o governo do Estado, no início da gestão Eduardo Campos, decidiu indexar o reajuste das tarifas de ônibus ao IPCA, índice que nem de longe cobria as despesas do sistema, a população vibrou e a política, mais uma vez, lucrou. Eduardo também estabeleceu, justamente, que as passagens da RMR subiriam apenas uma vez por ano – e  não mais duas e até três vezes como aconteceu várias vezes na gestão de Jarbas Vasconcelos. Lucrou mais uma vez, enquanto os empresários de ônibus, acuados, mantinham o silêncio, sem criar polêmicas, e os técnicos do setor, mesmo sabendo que a conta chegaria, calaram-se. Para completar, o aumento das passagens dado em janeiro de 2013 foi retirado em junho, depois dos protestos que tomaram conta do Brasil. E em janeiro de 2014 ninguém falou em aumento. Ou seja, o último reajuste tarifária da RMR foi dado em janeiro de 2012.
Não estou aqui defendendo o aumento das passagens. Mas volto a argumentar: não existe almoço de graça. E quem vai pagar o preço é o passageiro, de um jeito ou de outro. A não ser que venha o subsídio. Enquanto isso, o déficit do sistema vem se acumulando e, de algum tempo para cá, começou a pipocar. A receita do sistema não cobre o custo há muito tempo. E qual a solução quando se tem muita despesa e pouco dinheiro para cobrí-la? Ou se aumenta a receita ou se reduz o custo.

Fotos: Guga Matos/JC Imagem
Ou se subsidia o setor, ou se reduz lucros, ou se dá aumento de passagem. Alguém terá que pagar o almoço.

Como o governo do Estado não tomou a decisão de subsidiar o sistema de transporte (o fará para bancar a operação do BRT, que custa caro pela qualidade dos equipamentos e estações), a saída é reduzir o custo. E como se reduz custo em transporte? Reduzindo a operação. E como se reduz a operação? Tirando ônibus das ruas. E qual o resultado: veículos abarrotados de gente. É fato que a falta de prioridade ao ônibus nas ruas provoca a perda de viagens, mas é fato também que algumas linhas estão operando ainda com a frota das férias de janeiro, sem que a reposição dos veículos tenha sido feita. E tudo com o conhecimento do Grande Recife Consórcio de Transporte. As informações são de bastidores. É claro que operadores e gestores vão negar. E fica difícil para a mídia confirmar que os 30% retirados de circulação durante as férias são repostos na sequência.
Quem vive o setor de transporte sabe que todos os dias, sem exceção, o passageiro reclama do serviço oferecido. Especialmente nos terminais integrados e nos subúrbios. É lá onde está o perigo, longe dos olhos da classe média (que não anda de transporte público) e dos políticos (principalmente). A questão é que esses problemas são potencializados sempre nos meses de junho/julho/agosto, período do dissídio dos rodoviários – é tanto que eles estão em estado de greve. Não é à toa que, este ano,  o setor empresarial chamou o Grande Recife Consórcio para sentar à mesa na negociação salarial com motoristas, cobradores e fiscais. Agora, com a licitação do sistema, o GRCT passou a ser um órgão regulador, totalmente responsável, inclusive judicialmente, pelo equilíbrio econômico-financeiro do setor.
A pressão está grande e a conta não fecha. Nos países sérios, onde o transporte público coletivo é visto como prioridade, os sistemas são subsidiados pelos governos, pouco importa se municipal, estadual ou federal, ou todos juntos. Por isso, deixemos de hipocrisia. Ou se subsidia o setor, reduz lucros, ou se dá aumento de passagem. Alguém terá que pagar o almoço. Que não sobre, mais uma vez, para a população – seja com o reajuste tarifário ou com a redução da oferta de serviço.

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

25 /07/14 -O blog parabeniza ao amigos motoristas de ônibus, por este dia e deseja a todos felicidades.


 EM TUMULTOS O MOTORISTA ESTA POR LÁ, COM NOVIDADES NO TRANSPORTE ELE ESTA PRESENTE E NOVAS TECNOLOGIAS ELE O MOTORISTA SE RECICLA E ATUA COMO UM GUERREIRO...






quarta-feira, 23 de julho de 2014

Imobilidade - corredor leste/oeste,e estórias da cuca e do sasi pereré = incopetencia geral do Governo de Pernambuco e da distinta Prefeitura do Recife... palhaçada.

Mobilidade »Projeto da Boa Vista fica para 2015O plano de requalificação deveria estar pronto em dezembro de 2013, mas PCR ainda tenta desatar nó do corredor Leste/Oeste




O projeto de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, principal artéria de acesso ao Centro, só deve ficar pronto em 2015. A Prefeitura do Recife ainda não sabe como desatar o nó do trecho do corredor Leste/Oeste que passa pela via. A ideia inicial de retirar os ônibus convencionais para dar passagem ao BRT já foi descartada. A artéria é passagem de mais de 600 ônibus que transportam por dia uma média de 320 mil passageiros, uma demanda que não pode ser ignorada.

Sem corredor exclusivo, o BRT terá que dividir espaço com os convencionais. Esse, no entanto, não é o único problema. As seis estações provisórias do BRT, orçadas em R$ 2,4 milhões, só devem ficar prontas em setembro. São menores e não têm refrigeração.
O improviso tinha como principal finalidade atender o prazo para a Copa, mas não ficaram prontas a tempo. Hoje, o BRT passa pela via sem parar. A única estação pronta é a da Guararapes, que funcionou no Expresso Copa.

Em entrevista à Radio Globo 720AM, no programa de Aldo Vilela, o prefeito Geraldo Julio elogiou a chegada do BRT ao Recife. “Quem bom que temos um sistema de qualidade, muito aguardado pela população. Em relação à Conde da Boa Vista, só vamos definir as ações após a conclusão dos estudos”, revelou o prefeito.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, disse que a requalificação vai levar em conta a mudança de cenário do comércio ambulante. O município adquiriu seis terrenos para construção de centros de compras. “Há um trabalho de mobilidade estudado para o BRT, mas também de controle urbano. Os estudos serão apresentados em 2015.”

A mudança ocorrerá sete anos depois que a avenida passou por reforma que custou R$ 14 milhões. A proposta era deixá-la pronta para o corredor Leste/Oeste, mas os projetos não estavam compatíveis, principalmente em relação às estações. O corredor é uma obra da Secretaria das Cidades, mas o trecho da Conde da Boa Vista é de responsabilidade do município. As estações provisórias são bancadas pelo estado

Greve -No Recife vai, ter paralisação nesta segunda dia 28/07/14 e a Cut dos Rodoviários fará a comunicação nesta quarta as 15 hrs no Marco Zero do Recife.

EM ASSEMBLEIA REALIZADA AS 12 HRS FOI DECIDIDO PELA GREVE, A PARTIR DE SEGUNDA DIA 28/07/14 E AS 15 HRS SERÁ OFICIALMENTE DECRETADA A GREVE DOS RODOVIÁRIOS DE PERNAMBUCO.

GREVE - hoje sai a descidão AS 14 HORAS NO MARCO ZERO

Assista vídeo da oposição cut , sobre a greve de ônibus.

https://www.facebook.com/photo.php?v=1512454755635943
Hoje a tarde dia 23/07/14 as 14 horas, terá uma reunião no marco zero e se resolverem fazer a greve, a paralisação será de imediato.

Com protestos o povo faz o TI Macaxeira virar um terror,e as vésperas de uma possivel greve dos Rodoviários.

Manifestação

Protesto na Integração da Macaxeira complica trânsito na BR-101

Publicado em 23/07/2014, às 07h30 | Atualizado em 23/07/2014, às 08h28
Passageiros impedem entrada e saída de ônibus no terminal / Foto: @diegomenor / Twitter
Passageiros impedem entrada e saída de ônibus no terminalFoto: @diegomenor / Twitter
Um protesto por conta da demora na saída de ônibus impede a movimentação de coletivos no Terminal Integrado da Macaxeira, Zona Norte do Recife, na manhã desta quarta-feira (23). 
Segundo testemunhas, o protesto teria iniciado dentro da Integração, com o bloqueio da entrada e da saída do terminal e estendeu-se às vias, onde ônibus desligados na pista complicam o trânsito na BR-101, no sentido Jaboatão.

Através do twitter, internautas enviaram notícias e imagens do trânsito no local.


domingo, 20 de julho de 2014

Mobilidade - Greve a vista pra esta semana,é o que se esta ensaiando.

A semana começa com muito suspense no que diz respeito ao transporte público na Região Metropolitana do Recife, pois uma assembléia do sindicato dos rodoviários junto com a categoria que está previamente marcada para o dia 23, podem deflagrar uma nova greve de ônibus na cidade, a categoria pede aumento de 24% o que já foi totalmente descartado pelo setor patronal além do aumento no valor dos tickets e redução da jornada de trabalho.





Este ano a situação é totalmente complicado, pois além das tarifas de ônibus que não foram reajustadas no começo do ano, a tarifa que antes custava R$ 2,25 foi reduzida em R$ 0,10 centavos ano passado aumentando ainda mais os gastos das empresas, isso sem falar que o transporte também depende de outros setores como por exemplo de combustíveis que também sofreu reajustes este ano.
O fato é que as chances de greve são muito grandes e a solução a ser encontrada poderá ser o aumento da tarifa de ônibus já nos próximos dias, o que causará insatisfação da população, isso porque, já existe de fato uma greve oculta com a retirada de viagens de muitas linhas deixando a população prejudicada todos os dias.

O fato é que o transporte coletivo do Recife vive um caos e não é tarifa barata que deixa a população satisfeita, mas qualidade e eficiência, e isso não temos na cidade, pois o transporte piora a cada dia em todas as partes da região metropolitana, basta visita um terminal desses em horários de pico.
Blog Meu Transporte

terça-feira, 15 de julho de 2014

Mobilidade - Conorte tem seu inicio o BRT em testes com 4 carros e serviço semi- expresso.

BRT Norte/Sul inicia operação nesta quarta-feira (16)

 
 

A primeira linha de BRT do corredor exclusivo de ônibus Norte/Sul começará a atender aos usuários, a partir desta quarta-feira (16). Após a fase de adaptação dos motoristas com o novo modal e dos testes de acoplagem nas estações do corredor, o Via Livre Norte/Sul começará a operar com a linha 1915- PE-15 (Dantas Barreto).

Neste momento, a linha inicia a operação com quatro BRTs, realizando 21 viagens por dia. É importante ressaltar que o veículo BRT será incorporado na operação atual da linha 915 – PE-15, ou seja, os 24 veículos convencionais da linha continuarão circulando. O tempo previsto de intervalo entre um BRT e outro será de 20 minutos. A primeira linha do Via Livre Norte/Sul espera atender cerca de 500 passageiros e irá operar de domingo a domingo das 9h às 16h.

O BRT irá operar de modo semi-expresso, ou seja, sairá do Terminal Integrado da PE-15 e seguirá em direção ao centro da cidade, realizando embarque e desembarque na estação Tacaruna, localizada na Av. Cruz Cabugá em frente ao Shopping Tacaruna e na estação Praça da República. Os veículos farão itinerário pela Rodovia PE-15, Avenida Pan Nordestina, Complexo de Salgadinho, Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Riachuelo, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel e Av. Dantas Barreto.

É importante lembrar que a tarifa da linha continuará a mesma, R$2,15 e que os usuários que desejarem experimentar o novo modal poderão utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) nos validadores instalados nas estações. Quem não possui o vale eletrônico, deverá fazer a troca do dinheiro nas máquinas de auto-atendimento, também disponíveis em todas as estações em funcionamento. Na primeira vez que utilizar a máquina, o usuário poderá retirar o VEM Comum gratuitamente, mas para utilizá-lo será necessário fazer uma recarga mínima de R$ 4,00. As máquinas não concedem troco e só aceitam cédulas, portanto, o valor que for depositado será revertido todo em créditos no VEM.

Para orientar os usuários no uso do novo modal, o Grande Recife irá disponibilizar divulgadores que estarão distribuídos no TI PE-15 e nas estações de embarque e desembarque ao longo do Corredor Norte/Sul. A meta é que até novembro deste ano, toda a operação do Corredor Norte/Sul esteja funcionando com oito linhas de BRT e 84 veículos circulando no corredor.

BRT VIA LIVRE  - Os BRTs têm capacidade de transportar de 140 a 160 passageiros e medem entre 19 e 21 metros de comprimento. As estações, que estão em fase final de preparação para receber o novo modal, possuem capacidade para atender cerca de 300 pessoas. As estações do BRT Via Livre são as únicas do Brasil que possuem ar-condicionado, proporcionando mais conforto aos usuários. Os novos veículos também contam com câmbio automático, motor central ou traseiro e ar-condicionado, o que trará mais segurança tanto para os passageiros quanto para os motoristas.
 

Cambio automático em 466 ônibus do Recife,fornecida pela empresa ZF.

ZF fornecerá a transmissão automática Ecolife de seis velocidades para a frota de466 ônibus que vão rodar no novo sistema de transporte público BRT de Recife (PE). 96% de 188 unidades contarão com o câmbio, dos quais 100 são montados sob chassi Scania e os demais 88 são da Volvo.

“Engatamos a sexta marcha na capital pernambucana com a transmissão automática da ZF, a única a estar presente em ambas as marcas de ônibus do sistema BRT da capital, com 100% da frota Scania e quase a totalidade nos ônibus Volvo”, diz Alexandre Marreco, gerente de desenvolvimento de negócios de sistemas de transmissão da ZF.

O sistema é equipado com o software TopoDyn Life, responsável pela troca de marchas e reconhecimento da topografia e peso transportado pelo veículos, permitindo calcular rapidamente a marcha necessária para cada ocasião. Segundo o executivo, a caixa automática para ônibus urbanos traz benefícios como economia de combustível, redução da manutenção do trem de força, aumento de vida útil dos componentes dos freios, além de conforto dos passageiros e condutores.

O câmbio automatizado Ecolife também traz o retardador hidráulico primário, que para o veículo quase que totalmente até uma velocidade de 6 km/h sem a utilização dos freios, ideal para as aplicações urbanas, onde os deslocamentos lentos são comuns por conta dos altos índices de tráfego.

A ZF também ofereceu capacitação aos motoristas que vão operar os veículos: “Dois treinamentos já foram ministrados aos motoristas pernambucanos em março, por meio das concessionárias locais. Com isso, os motoristas poderão extrair o melhor desempenho possível das transmissões automáticas”, diz Marreco.

Os veículos serão operados pelas empresas Mobi Brasil, Rodotur, Itamaracá e Cidade

Mobilidade - Conorte assume as linhas do seu lote 01 nesta quarta feira dia 16/07/14

Consórcio passa a operar sistema de transporte público de passageiros em Paulista

Os usuários do sistema de transporte público de passageiros que residem em Paulista devem ficar atentos. A partir desta quarta-feira (16.07), as linhas de ônibus que circulam no município passam a ser operadas pelo Consórcio Norte (Conorte), que reúne as empresas Cidade Alta, Rodotur e Itamaracá. Com a mudança, a população não verá mais nas ruas os ônibus das três operadoras, mas sim, os coletivos com a marca do novo grupo. Apesar disso, os horários, itinerários e terminais das linhas não serão alterados.


Nesta segunda-feira (14.07), representantes das empresas que integram o Conorte visitaram a Secretaria de Mobilidade e Transportes do Paulista para apresentar os detalhes da nova operação. Durante a conversa, os gestores municipais esclareceram dúvidas e apresentaram demandas dos moradores da cidade. O encontro contou com a presença do vereador Tonico.

sábado, 12 de julho de 2014

Mobilidade - Leste Oeste em teste pra começar a rodar com força total o dia 01/08/14.



Todo o Corredor Leste - Oeste estará em testes neste domingo, devido a instalação de novos equipamentos nas estações que ainda estão fora da operação,com isso, a linha 2480 TI Camaragibe / Derby não irá operar, os usuários deverão utilizar a linha 460 Camaragibe ( Príncipe ).

fonte:https://www.facebook.com/DANIELTRANSPORTE.RECIFE?fref=photo

Mobilidade - BRT ente TI Jaboatão e o TI Prazeres.



A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, está tentando trazer a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) para o nosso município. Conforme o artigo 1°, da RESOLUÇÃO do CMT Nº 012/2014, de 30 de junho de 2014, já foi aprovado o projeto de implantação e construção de corredores do modal BRT que a funcionará no trecho TI de Jaboatão e o TI Prazeres. Segundo informações, o BRT passaria pela estrada que vai para Muribeca e Jaboatão Centro.
Por enquanto ainda é muito cedo para comemorar a implantação deste projeto, pois depende da parceria com o poder público federal e estadual. Uma boa notícia é que o atual Secretário das Cidades é Evandro Avelar, ex-secretário do município de Jaboatão e essa ligação com Elias Gomes, pode até ajudar no andar do processo. Deixaremos vocês sempre bem informados, acompanhe o nosso blog.

http://www.marluscosta.com.br/implantacao-do-brt-entre-o-ti-prazeres-e-ti-jaboatao-centro-veja-mais-informacoes/

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Mobilidade - obras e desvios em Paulista.

Em Paulista, trânsito na PE-22 sofre mudança por causa de obras



7ad2c227e4afe4d5b1eb50f00f1b1bc3.jpg
Duas faixas de rolamento no sentido Maria Farinha-Centro terão o fluxo alterado
Foto: divulgação

Do JC Trânsito
Os motoristas que trafegam pela rodovia estadual PE-22, em Paulista, no Grande Recife, devem ficar atentos para uma mudança no tráfego local. As mudanças feitas na área foram necessárias por causa da obra de drenagem no canal do Araxá, no Loteamento Conceição. 
Desde esta quinta-feira (10), as duas faixas de rolamento da pista no sentido Centro-Maria Farinha estão interditadas. Após a conclusão das intervenções na via, a mesma será liberada e o sentido contrário interdidtado para a continuação da obra. As interdições têm previsão de serem concluídas no prazo de 45 dias.
As duas faixas de rolamento no sentido Maria Farinha-Centro funcionarão em mão dupla. Para melhorar a mobilidade no local, a Prefeitura de Paulista informa que agentes de trânsito estarão diariamente no local, para auxiliar e controlar o tráfego.
As intervenções realizadas nas imediações do Canal do Araxá consistem na drenagem, revestimento das calhas do leito do rio e pavimentação das duas vias marginais, com a extensão de 1,6 quilômetro cada. O projeto faz parte do novo complexo viário que será implantado em Paulista. A obra custará R$ 8 milhões e tem previsão de conclusão para o mês de setembro.

Agora é rotina o metrô do Recife quebrar.

Problemas no metrô do Recife geram atrasos na Linha Sul

Publicado em 11.07.2014, às 07h59


Do JC Trânsito
Um trem quebrado na Estação Cajueiro Seco, Linha Sul do metrô do Recife, complicou o embarque de passageiros na manhã desta sexta-feira (11). Segundo a Metrorec, um dos trens apresentou um problema na bateria, inviabilizando uma das plataformas da estação e fazendo com que os passageiros tivessem que esperar o desembarque de outros passageiros para, posteriormente, embarcar.

Este é o segundo problema que o metrô do Recife apresenta nesta semana. Na última terça-feira (8) um caminhão de manutenção quebrou entre duas plataformas da Linha Centro, aumentando a demora no intervalo entre os embarques. 

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Mobilidade - mudanças no aplicativo cittabus.

Aplicativo vai informar, em tempo real, duração da viagem de ônibus

Publicado em 09/07/2014, Às 22:00

Confira as novidades no vídeo:


O CittaBus, aplicativo que indica em tempo real o horário da maioria dos ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife, vai mudar de nome e evoluir. A partir do dia 21 de julho se chamará CittaMobi e disponibilizará para os passageiros do sistema de transporte que o utilizam informações, também, sobre o tempo de percurso estimado de cada linha. Numa evolução da versão criada para os deficientes visuais, será possível ao usuário, ainda, escolher em qual parada irá desembarcar e programar um alerta quando o veículo chegar ao ponto.

O aplicativo entrou em operação em fevereiro passado e já está presente em 90% da frota de ônibus do Grande Recife, totalizando onze empresas e 2.700 veículos. Até agora, já são 110 mil downloads e um índice de permanência de 97,5% dos usuários, ou seja, pessoas que acessam o aplicativo, em média, três vezes por dia. Sinal de que aprovam e, por isso, usam. Até porque o CittaMobi chegou ao sistema para compensar uma lacuna histórica de disponibilidade de informações em tempo real sobre o serviço. Em 2012, o Estado contratou um serviço semelhante, só que mais amplo, mas problemas operacionais fizeram o governo cancelar o contrato.

Cittati2

“O CittaBus mudará de nome porque a denominação mobi remete à mobilidade, é mais ampla do que bus, que significa ônibus em inglês. É tanto que está evoluindo. Apostamos na ampliação com a indicação do percurso dos ônibus depois que criamos a ferramenta para o CittaAcessibilidade. Nele, toda a comunicação com o passageiro é por voz, exatamente para atender ao deficiente visual. O aplicativo diz as paradas mais próximas e avisa quando chega naquela que o usuário escolheu. O que fizemos foi trazer a ferramenta para o passageiro comum”, explica Carlos Sampaio, gerente comercial da Cittati, empresa que desenvolveu o CittaBus.
A nova ferramenta funcionará da seguinte forma: depois que o passageiro entrar no ônibus marcará a ação no aplicativo e passará a visualizar as paradas subsequentes do percurso, inclusive com fotos das áreas obtidas pelo Google. A partir daí ele tem opção de escolher a parada na qual irá descer e acionar um alarme. Também será possível, ainda na tela de indicação das linhas, visualizar outras duas opções de veículos que passarão no ponto posteriormente.

Cittati

Uma das razões da mudança para CittaMobi tem a ver com a plataforma urbana de mobilidade que a Cittati desenvolveu e pretende disponibilizar no mercado em breve. Ela permitirá uma interface com diversos órgãos públicos, como CTTU, Samu e Bombeiros, que poderão ser acionados no caso de ocorrências identificadas tanto pela comunicação com os ônibus como pela população, que poderá indicá-las na plataforma.

sábado, 5 de julho de 2014

Conforto - Agora é lei e terá que ser cumprida... será?



Lei determina ar condicionado em todos os ônibus do Estado




O calor nas viagens de ônibus metropolitanos e intermunicipais em Pernambuco pode virar coisa do passado. Já está em vigor lei aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador João Lyra Neto, com base em projeto do deputado André Campos, do PSB.

De acordo com a norma, os ônibus do tipo BRT, que começaram a operar nos corredores do Sistema Estrutural Integrado (SEI), devem ser equipados com ar condicionado. Eles entraram em circulação em sete de junho e já transportaram milhares de torcedores para os jogos da Copa do Mundo na Arena Pernambuco. Segundo a nova legislação, à medida que a atual frota em circulação na Região Metropolitana do Recife for renovada, os veículos já deverão sair de fábrica com o equipamento.

Para André Campos, garantir a climatização de todos os coletivos que circulam no Estado é uma questão de saúde pública. Ele afirma que o aparelho é vital para o bem-estar da população, em razão do clima local. O parlamentar consultou usuários do transporte público antes de apresentar o projeto. Segundo André, os passageiros já percebem o aumento do conforto com os veículos climatizados.

Vilma Maria de Barros, que já utilizou a primeira linha do sistema, ficou encantada com o BRT e espera que, no futuro, as outras linhas também tenham refrigeração.

Os amigos Ivanildo do Egito Farias, Severino Gomes da Silva e Ronaldo José da Silva Pereira aproveitaram para conhecer o novo transporte juntos e ficaram impressionados. Para eles, é boa a notícia de que, por força de lei, todo o sistema deverá contar com ar condicionado. (A.M.)


http://www.alepe.pe.gov.br/sistemas/noticias/?arquivo=noticia.php&id=26188

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Mobilidade - Atenção Governador e Deputados o povo ta sofrendo com esses transtornos de obras que nunca acaba na data prevista,e outubro vem ai...


TI Getúlio Vargas - TI Caxangá III Perimetral

Fotos tiradas da rua ao lado da Banco Itaú. Tem muito ainda a ser feito. Estão refazendo o muro com espaço para acesso a rua que deve ser a uma saída de ônibus, possivelmente BRT, pelo posicionamento dela com relação a via central que será de circulação dos BRT, após comentar com funcionário.




Estão ajustando a plataforma coberta e falta cobrir a outra, bem como o espaço por onde os usuários irão passar ao cruzar a via de ônibus indo ou vindo da Av. Caxangá. Também estão concretando vários trechos sendo o mais adiantado o voltado para a Av. Caxangá. No lado da Av. Gal. San Martin deve ser entrada e saída de ônibus, mas terão que remover um poste na calçada. Ainda falta remover árvores no lado da Caxangá e acredito que as barracas serão removidas, pois não há espaço para pedestre tanto que parte do alargamento que será para circulação de veículos está isolado para os pedestres transitar. Outra coisa que achei desnecessário é um semáforo para pedestres tendo o do cruzamento muito próximo. Se era para instalar um semáforo, que colocasse na esquina do Banco Itaú afim dos ônibus ao saírem do TI entrarem na avenida sem dificuldade.




Por causa dos atrasos no projeto do BRT, ônibus comuns brigam por espaço com carros na Caxangá
Publicado em 03/07/2014, Às 22:00

O que era para melhorar, piorou. O atraso do governo de Pernambuco na entrega das obras do Corredor de BRT Leste-Oeste está prejudicando não só os motoristas de veículos particulares, mas, principalmente, os passageiros do transporte público, que deveriam ser beneficiados pelo projeto. O retrato dessa contradição chama-se Avenida Caxangá, principal eixo radial do transporte por ônibus na região oeste do Recife. Virou a avenida da desordem. A operação capenga do BRT – que atrasou em mais de seis meses e funciona apenas com uma linha das sete previstas inicialmente – obrigou os ônibus convencionais a abandonarem a faixa exclusiva para circular espremidos aos carros nas duas faixas de tráfego misto existentes por sentido. O resultado são congestionamentos em toda extensão da avenida e a qualquer horário, passageiros e motoristas irritados e, o que é pior, queixosos do BRT, um sistema proposto pelo Estado como uma das principais soluções de mobilidade.

As dificuldades afetam, atualmente, os usuários das 23 linhas de ônibus convencionais que trafegam pela Avenida Caxangá. Linhas operadas por 211 veículos que estão disputando espaço com quase 54 mil veículos que passam pela via diariamente. E o que mais incomoda: ônibus que há mais de 15 anos desfrutam da faixa exclusiva da Avenida Caxangá que, mesmo com defeitos e invadida por carros, proporcionava uma viagem mais rápida. O fato de a faixa exclusiva ficar restrita aos BRTs potencializa os problemas porque apenas 14 veículos estão rodando numa única linha (Camaragibe-Derby), com intervalos entre 8 e 15 minutos nos horários de pico, mas que chegam a 20 minutos em alguns momentos. Quem anda de BRT (por enquanto apenas 6 mil pessoas) é só elogio, mas os passageiros dos ônibus comuns estão usando paradas improvisadas na margem direita, que pouco protegem do sol ou da chuva.


O atraso nas obras dos terminais integrados, como o da III Perimetral, é o grande problema.

SEGUNDA LINHA DE BRT (CAMARAGIBE-CONDE DA BOA VISTA) ENTRA EM OPERAÇÃO NO PRÓXIMO MÊS

A disputa por espaço viário entre ônibus convencionais e automóveis vai demorar mais um pouco na Caxangá. Em mais uma previsão, o governo do Estado agora promete para o início de agosto um alívio na situação com o início da operação da segunda linha de BRT (Camaragibe-Conde da Boa Vista). Mas o fim dos transtornos, ao menos para o transporte público, somente em setembro, novo prazo de conclusão anunciado para o Corredor Leste-Oeste.
André Melibeu, diretor de operações do Grande Recife, pede compreensão à população. “Quando o BRT estiver com as sete linhas em operação nenhum ônibus convencional fará embarque e desembarque na Caxangá. Teremos, no máximo, alguns veículos passando por pequenos trechos da avenida. Todas as linhas, hoje radiais, irão virar alimentadoras, passando pelos terminais integrados que estão em construção”, explicou.
Exemplo dado pela cttu Recife:


http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br/deolhonotransito/
__________________

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Mobilidade - Caos e terror e os governates nada faz, e se até as eleições não derem um jeito a coisa vai ficar feia pra esses politicos.

Mobilidade continua dando nó na Região Metropolitana do Recife

Em vários pontos da capital, os canteiros de obras trazem problemas à população


    Encerrados os jogos da Copa do Mundo em Pernambuco algumas das intervenções de mobilidade urbana, previstas para antes do Mundial esportivo, ficaram incompletas ou inacabadas. E o pior, os transtornos para a população causados por essas ações, principalmente do Recife, seguem com os prazos de execução protelados. No topo das obras que estão em andamento, e que prejudicam o cotidiano de milhares de usuário do transporte coletivo e de veículos individuais, estão os corredores exclusivos para o sistema Bus Rapid Transit (BRT), o Norte-Sul e o Leste-Oeste.
    Arthur Mota/Folha de Pernambuco
    Na Caxangá, a implantação parcial do BRT tem prejudicado outros modais
    Para a Copa, apenas uma etapa inicial do Leste-Oeste foi entregue e um esquema especial operado para o transporte dos torcedores até a Arena Pernambuco. Porém, das 26 estações previstas no ramal, que segue do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, somente seis foram liberadas para o funcionamento da primeira linha do serviço. Com isso, a demanda de passageiros segue muito abaixo do esperado, pois, apenas uma das sete linhas previstas iniciou a operação. Além de atrasar a melhoria do deslocamento das pessoas, a demora das obras de mobilidade gera o efeito inverso, travando importantes vias da cidade.
    Um exemplo claro desse processo contraditório é a avenida Caxangá, cuja operação do corredor Leste-Oeste do BRT foi um sucesso durante o Mundial, mas, que, depois dele, vem provocando engarrafamentos, irritação e críticas de quem precisa transitar pelo local. Com a faixa para o Bus Rapid Transport interditada a outros modais, o sistema roubou o antigo espaço destinado às velhas linhas de ônibus, que devido ao fato do BRT não ter sido totalmente finalizado, continuam operando. Devido a isso, o trânsito no local se tornou caótico: nas duas outras faixas existentes, centenas de coletivos dividem espaço com carros e táxis. O deslocamento entre o viaduto da Caxangá e a Madalena, que deveria ser feito em pouco mais de 20 minutos, pode ultrapassar os 40, por conta do transtorno. “Inventaram o BRT, mas prejudicaram o resto do trânsito, deixando tudo parado”, reclamou o motorista José Luciano.
    Outro ponto problemático do corredor Leste-Oeste fica por conta da obra do Túnel da Abolição. Previsto para ser entregue em março, antes da Copa, o equipamento continua em construção. Os serviços, além de alterar o trânsito na região, deixando ruas, como a José Osório, travadas ao longo de todo dia, também afetam a vida de diversos comerciantes. Vários trabalhadores foram demitidos e os proprietários viram o movimento e os lucros caírem de 40% a 50%. “Tive uma queda de movimento de cerca de 50%. Teve dia que não pude nem abrir a loja. Só não demiti ninguém porque aqui só trabalha minha família”, afirmou Genivaldo da Silva Lima, proprietário de uma papelaria na rua Real da Torre onde, atualmente, praticamente, só circulam carros de quem mora no local.
    RIACHUELO - Na rua do Riachuelo, no bairro da Boa Vista, o problema é a interdição da via. Há 40 dias os ônibus não podem entrar no local, no sentido subúrbio/cidade por conta da construção de outra estação do BRT. Como não existem informações nas paradas, muitos passageiros passam longos períodos aguardando o transporte, sem que ele chegue. “É uma falta de respeito com os usuários. Deveria haver placas orientando os passageiros sobre a mudança e onde os ônibus estão parando”, reclamou o aposentado Joaquim Ferreira de Farias, que aguardava no ponto desativado a linha para Itapissuma.
    Próximo dali, na Cruz Cabugá, na área de construção das estações de embarque e desembarque do corredor Norte-Sul, o trânsito vive constantemente conturbado, mesmo fora dos horários de pico. Em alguns pontos da via, como o que fica próximo ao Shopping Tacaruna, há apenas uma faixa liberada para a circulação dos veículos, incluindo todas as linhas de ônibus que transitam na avenida.
    Governo diz que obras estão em ponto de operacionalização
    Apesar dos transtornos vistos em várias partes da Capital, os coordenadores do plano de mobilidade executado em 2013, durante a Copa das Confederações, e este ano, nos cincos jogos da Copa do Mundo, consideraram que o serviço foi concluído com um saldo positivo. Durante coletiva realizada, ontem, o secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, explicou que os serviços ainda não foram concluídos como planejado, mas garantiu que todos estão em ponto de operacionalização.
    Entre os serviços inacabados estão os Corredores Leste-Oeste, Norte-Sul, o Ramal Cidade da Copa e a Via Mangue. No grupo dos que ficaram prontos estão o viaduto da BR-408, a Arena Pernambuco, a Estação de Metrô Cosme e Damião, o Terminal Marítimo de Passageiros e a Integração Cosme e Damião. Outro ponto a ser finalizado é o processo de desapropriação. Algumas famílias ainda não receberam as indenizações pagas pelo Estado para que deixassem suas residências.
    A respeito das estações dos BRTs, a secretária-executiva das Cidades, Ana Suassuna, afirmou que elas serão inauguradas à medida que foram ficando prontas. “Hoje já é possível andar pelo Ramal da Copa e pelos corredores. Tudo pode ser operacionalizado. Pernambuco foi um dos poucos que conseguiu deixar as obras nesse ponto”, garantiu Leitão.
    As questões habitacionais também foram detalhadas, ontem, pela secretária Ana Suassuna e por Ricardo Leitão. Segundo eles, o total de desapropriações foi de 594 imóveis e o valor estimado para garantir esse processo é superior a R$ 108 milhões. A maior parte dos imóveis estava localizada na área de implantação do Ramal Cidade da Copa, na Várzea (38), na cidade do Recife, e em Camaragibe (55), onde ao todo foram removidas 123 famílias.
    Nos casos referentes ao Terminal de Camaragibe e Ramal Cidade da Copa foi afirmado pelos representantes do governo que 44,18% dos expropriados já receberam 100% dos valores devidos; 25,68% receberam 80% dos valores ofertados; 17,95% receberam outros valores; e apenas 9,17% não receberam nenhum valor indenizatório até o momento, o que representa, em números, apenas nove casos. De acordo com o Estado, nesses episódios pontuais essa impossibilidade decorreu da ausência dos requisitos legais exigidos para o pagamento.
    USUÁRIOS - Nas Copas das Confederações, em 2013, e na do Mundo deste ano, o número de torcedores que utilizaram o transporte público para ir à Arena Pernambuco superou os 216 mil usuários. No primeiro evento, quando só estavam disponíveis dois modais - metrô mais ônibus circulares e o estacionamento periférico do Parqtel (e da UFPE, utilizado apenas em uma partida) - mais de 86 mil pessoas usaram os serviços. Já nas cinco partidas do Mundial 2014, com mais opções de modais - BRT, metrô mais ônibus circulares do TI Cosme e Damião e três estacionamentos periféricos - a quantidade de utilizadores ultrapassou 129 mil.
    Os ônibus expressos do BRT transportaram 10,68% dos torcedores que optaram pelos modais públicos, o que corresponde a 13.852 pessoas, e terminou sendo uma crescente de usuários durante o evento.
    PÚBLICO - Ao longo das duas competições, realizadas em 2013 e neste ano, a Arena Pernambuco recebeu ao todo oito jogos. Somando o público dos dois eventos, mais de 309 mil torcedores compareceram ao estádio.
    SEGURANÇA - O Estado investiu, entre 2007 e 2013, R$ 606 milhões em segurança pública, além de mais R$ 42 milhões oriundos do Governo Federal. Desses investimentos, ficará em Pernambuco o CICCR, o robô antibomba, imageador aéreo para helicóptero, duas plataformas de observação elevada, que captam imagens de diversos ângulos e as transmitem em tempo real para centros de controle. 

    terça-feira, 1 de julho de 2014

    Mobilidade - Integração temporal, mesmo tímida, começa no Recife



    Mais três estações de BRT do Corredor Leste-Oeste entraram em operação. Fotos: Roberta Soares
    Mais três estações de BRT do Corredor Leste-Oeste entraram em operação. Fotos: Roberta Soares

    BRT_Roberta2


    Ela demorou, sofreu e ainda sofre resistência por parte de alguns técnicos em transporte, mas lentamente a integração temporal começa a virar realidade no transporte público da Região Metropolitana do Recife, libertando o passageiro da perda de tempo em alguns terminais integrados, transformados em símbolos do Sistema Estrutural Integrado (SEI).  Com a ampliação do serviço de BRT (Bus Rapid Transit) no Corredor Leste-Oeste, iniciada esta semana, usuários que antes chegavam a localidades da área central da capital utilizando o ônibus convencional ganharam duas horas de prazo para pegar um segundo coletivo sem pagar uma nova tarifa. A integração temporal ainda é tímida no Recife, mas pelo menos a tecnologia, utilizada em quase metade dos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, chega às ruas.


    BRT_Roberta3


    É possível os passageiros realizarem a integração temporal em dois pontos do Corredor Leste-Oeste. No Derby, ao descer do BRT Camaragibe-Derby, o usuário deve se dirigir à Avenida Agamenon Magalhães e pegar a linha Ouro Preto-Joana Bezerra, que passará em frente ao Hospital Português e terá ponto de retorno ao lado do TI Joana Bezerra. A segunda opção da integração sem terminal é descer na Estação de BRT Abolição, localizada na Avenida Caxangá, e pegar numa parada comum a linha Cidade Universitária (TRT), que passará pela Ilha do Leite. O mesmo procedimento vale no percurso inverso.  Mas é preciso possuir um cartão VEM.

    Entenda como será a integração temporal:Vídeo

    https://www.youtube.com/watch?v=Rjax1d_NQ0k

    Mobilidade - boa opção pra Empresas de Pernambuco usar esta carroceria 15 metros e motor traseiro e central.

    Na esperança de algum operador comprar o chassi, melhor ainda o conjunto abaixo já que ao menos nos corredores BRT os top adquiriram.



    Visate comprova vantagens do chassi Scania 15 metros e adquire mais quatro unidades

    O chassi Scania K310 6×2*4 foi, mais uma vez, a escolha de Viação Santa Tereza (Visate), de Caxias do Sul (RS), para renovação e ampliação da frota. Os quatro novos veículos somam-se a outros quatro, além do articulado de 23 metros — a maior configuração da Scania no Brasil — adquiridos pela empresa em 2012.

    O chassi de 15 metros é exclusividade da Scania no País e tem sido uma alternativa para sistemas de transporte urbano. Ele apresenta um terceiro eixo direcional, que gira para o lado oposto do eixo das rodas dianteiras e permite maior grau de manobrabilidade, especialmente em cidades com vias estreitas e pouco espaço para realizar curvas mais acentuadas, como é o caso de Caxias do Sul. Comparado a um ônibus sem o eixo direcional, a redução do raio de giro chega a 10%.

    Os veículos são, ainda, equipados com pedais suspensos, volante ajustável com comandos integrados e suspensão a ar com gerenciamento eletrônico, que garante deslocamentos com muita suavidade e conforto. Com capacidade de transporte muito próxima à do veículo articulado de 18 metros, ele garante maior rentabilidade, economia de combustível e de pneus. “Os chassis receberam carroceria Marcopolo Viale BRT (Euro 5) e terão capacidade para transportar até 110 passageiros, o que significa uma operação eficiente para a empresa e, ao mesmo tempo, mais conforto para as pessoas”, destaca Rafael Orlando Marcarini, gerente de vendas de caminhões semipesados e ônibus da Brasdiesel, a Casa Scania responsável pela venda.

    Visate_K3102“A configuração se adéqua perfeitamente a corredores do tipo BRT para circulação fora do horário de pico, quando não há um adensamento de passageiros. O corredor metropolitano de São Paulo, o ABD, onde mais de 70 unidades rodam nos horários que não exigem veículos de maior porte, como os articulados, é um exemplo”, ressalta Eduardo Monteiro, chefe de vendas de chassis urbanos da Scania do Brasil.

    Com 28 anos em atividade, a Visate possui uma frota de 340 veículos, distribuídos em 83 linhas para atender a população de Caxias do Sul, estimada em 436 mil habitantes.

    Fonte: Scania Brasil
    http://blogdocaminhoneiro.com/2014/0...atro-unidades/