quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

NOTA NA INTEGRA - Metro do Recife em estado de Caos e atenção

Sindmetro/PE repudia à Política de Desmonte dos Serviços Públicos do Governo Temer


Jaílson Silva
foto:aRQUIVO BLOG GRMPE


O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco vem a público expressar seu repúdio à Política de Desmonte dos Serviços Públicos do Governo Temer, que implicou no anúncio do corte de orçamento do custeio dos Metrôs e VLTs das cidades de : Recife, Belo Horizonte, Natal, João Pessoa e Maceió.
De acordo com o comunicado assinado pelo diretor presidente da CBTU, José Marques de Lima, e direcionado ao presidente do Conselho de Administração da empresa, Pedro Cunto de Almeida Machado.
 se não houver recomposição do orçamento o Metrô do Recife, e dessas quatro outras capitais, passará a funcionar somente nos horários de pico, de segunda a sexta-feira: das 5h30 às 8h30 e das 17h30 às 19h30, não estando descartada a “eventual paralisação total dos serviços”.
Cabe a nós metroviários expor que nesse modelo de governança a CBTU e outras empresas públicas tem servido de moeda de troca no loteamento de cargos. São mais de 600 cargos de gestão comissionados na CBTU que servem tão somente para pautar os interesses dos partidos aliados do governo Temer no congresso, a exemplo do PP e do PSD, dentre outros. Enquanto persiste a eterna dança das cadeiras nesses cargos comissionados, o sucateamento, a terceirização e a ameaça recorrente de estadualização/privatização pesam sobre os trabalhadores e trabalhadoras que enfrentam uma rotina de stress e medo todos os dias há muito tempo.
Nesse contexto, uma vez que os cargos de confiança representam seus agentes políticos, a responsabilidade por esse cenário de terror descrito pelos gestores da CBTU, é do governo federal e da própria gestão da empresa ao longo dos anos, não cabendo agora lavar as mãos, aceitar e apenas comunicar os efeitos devastadores.
O corte de 42% no orçamento dos Metrôs de cinco capitais é no mínimo contraditório no momento em que o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, enfatiza uma “retomada do desenvolvimento da economia do país” após conceder isenção fiscal de R$ 50 bilhões ao ano até 2040 para as petroleiras estrangeiras através da MP 795.
Enquanto o governo Temer parte para arrecadar retirando recursos do transporte público da classe assalariada e entregando o patrimônio público para lucro de alguns, pelo menos 600 mil pessoas vão ser prejudicadas todos os dias com a redução dos serviços, com mais sucateamento e aumento da violência que já está em níveis absurdos.
Diante do Exposto o Sindmetro/PE classifica como descabidas quaisquer cobranças sobre os servidores do tipo “convite” a fazer um “esforço para manter o sistema operando” que fujam dos padrões de segurança do transporte metroferroviário nesse colapso que temos denunciado à exaustão Metrô do Recife e Região Metropolitana.
Esta entidade classista repudia de modo enfático o desmonte e a privatização dos serviços públicos e reafirma o compromisso em defesa do Caráter Social da CBTU e do Transporte Público como Direito dos cidadãos, com posição contrária ao aumento de tarifa. Assim, vamos reforçar a luta por condições de trabalho e por um Metrô Público de Qualidade para todos.
Mais uma vez cobramos que o Consórcio Grande Recife e as Empresas de Ônibus (URBANA) repassem os mais de 60 Milhões que são devidos ao Metrô do Recife o que ajudaria emergencialmente ao custeio da operação desse modal que é essencial ao Sistema Estrutural Integrado (SEI).
Por fim, ao lado da sociedade civil e da Classe Trabalhadora, o Sindmetro/PE apoia e trabalha para que seja instalada a CPI dos Transportes do Recife e Região Metropolitana, exigindo providências da gestão da empresa e do Governo Federal para imediata recomposição do orçamento para custeio do sistema CBTU.
Sindicato dos Metroviários de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário