segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

'Tchutchu' era campanha de marketing, admite agência do Recife

Mensagem de amor estampada em ônibus foi criada por empresa de publicidade para comprovar eficácia de mídia exterior
Campanha sobre 'Tchutchu' chamou muita atenção nas redes sociais
Campanha sobre 'Tchutchu' chamou muita atenção nas redes sociais

O mistério em torno de 'Tchutchu' chegou ao fim nesta segunda-feira (15). A mensagem carinhosa em tom de pedido de perdão à amada era, na verdade, uma campanha publicitária para defender a eficácia das mídias de ônibus. Ao contrário do que a Rota Mídia Exterior havia dito à Folha de Pernambucoanteriormente, o anúncio não era um pedido de uma pessoa física que solicitou total sigilo sobre sua identidade.

A estratégia foi planejada pela empresa, que encomendou uma campanha à agência de publicidade Ampla para chamar atenção e curiosidade e verificar o alcance dos outbus. A reportagem da Folha tentou contato com a Rota, mas ainda não obteve retorno.

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Nesta segunda, os coletivos ganharam uma nova versão da campanha com a frase "Se até Tchutchu virou assunto, imagine a sua marca. Anuncie em ônibus". As mensagens "Tchutchu, eu te perdoo. Volta pra mim. Te amo”, "Tchutchu, eu ainda te amo", "Tchutchu, eu não ligo para o que pensam" e "Tchutchu, e agora? Você acredita que eu te amo?" geraram vários comentários nas redes sociais de pessoas tentando descobrir a origem do casal. 

O co-presidente da Ampla, Manuel Cavalcanti, explica à Folha de Pernambuco qual foi o objetivo da campanha. "Quisemos mostrar a relevância das mídias de ônibus. É uma mídia de massa, que impacta milhares de pessoas diariamente, principalmente em cidades com trânsito intenso como o Recife", disse. "Pegamos um mote de atração natural que existe em torno de relacionamentos. Esse tipo de mensagem chama bastante atenção. O desafio foi fazer de uma forma que parecesse uma pessoa física. Sabíamos que ia ter uma repercussão, mas foi maior que esperávamos". 

A campanha utilizou 50 ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR) e 25 serão utilizados nessa segunda fase. "A divulgação aconteceu em quase todos os estados onde a empresa está presente, como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde também houve muita repercussão na imprensa", disse Manuel. 

"O espaço é deles, a arte é simples, foi um gasto mínimo. Também ponderamos a possibilidade das pessoas se sentirem enganadas, mas foi uma coisa extremamente bem-humorada. Obviamente sempre vai ter quem critique a campanha, mas no geral, as pessoas levaram na esportiva", completou.
Mistério sobre 'Tchutchu' chega ao fim

Sobre o sigilo em torno da verdadeira história, Manuel afirma não terem combinado nada sobre guardar segredo. "Não chegamos a combinar um discurso. Evidentemente a Rota não quis antecipar a revelação. A graça da história era aguardar esse momento. O cliente está abismado com o tamanho da repercussão. Realmente aguçou a curiosidade de todos. Uma mídia exterior acabou gerando organicamente uma mídia digital", finalizou Manuel.

portal folha Pe

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