sábado, 23 de dezembro de 2017

COMUNICADO

PARTICIPE DA PESQUISA DE ORIGEM E DESTINO METROPOLITANA DA RMR

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria das Cidades e em parceria com a Prefeitura do Recife/Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), está realizando a Pesquisa Origem-Destino Metropolitana 2017/2018. A ferramenta de análise está sendo aplicada como parte integrante da elaboração dos Planos de Mobilidade dos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Além disso, a pesquisa está sendo desenvolvida a partir da metodologia implantada em 2015, no Recife, pelo Instituto, responsável pelo desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana da capital do Estado.
A partir da Pesquisa de Origem e Destino, que já está disponível no site do Instituto (pesquisaodmetropolitana.recife.pe.gov.br), os municípios terão dados que revelam as necessidades atuais de deslocamentos da população. Também é possível acessar a pesquisa pelo celular ou tablet.
Em âmbito metropolitano, a última pesquisa foi realizada em 1997. O ICPS realizou a primeira edição da pesquisa Origem-Destino com a nova metodologia em 2015/2016, coletando informações sobre mais de 84 mil pessoas. A meta para a pesquisa metropolitana é ultrapassar 100 mil pessoas pesquisadas.
Planos de Mobilidade - O objetivo dessa ação é apoiar os municípios da Região Metropolitana na construção dos Planos de Mobilidade, já que todos são obrigados a desenvolverem seus planos, segundo a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) atendendo a princípios, diretrizes e objetivos definidos na lei, tais como: acessibilidade; desenvolvimento da sustentabilidade da cidade; segurança de pedestres e ciclistas; eficiência, eficácia e efetividade da circulação urbana; prioridade dos transportes não motorizados; integração entre os modos e serviços do transporte urbano; promoção da inclusão social;  consolidação de uma gestão democrática como instrumento e garantia da consolidação contínua do aprimoramento da mobilidade urbana; entre outros pontos destacados na lei. A estimativa é que os municípios economizem recursos da ordem de R$ 7 milhões, aderindo à nova metodologia.
O envolvimento da população na resposta à Pesquisa de Origem e Destino é de fundamental importância para o levantamento das informações necessárias para a elaboração dos planos. O objetivo central é conhecer como se dão os deslocamentos feitos pelas pessoas a partir de questionamentos simples, com a motivação das viagens e a forma como as realizam. Por isso, o envolvimento das pessoas é preponderante para a qualidade do trabalho que está sendo executando.
Ao final da pesquisa, o ICPS fará o tratamento dos dados e disponibilizará relatórios e o próprio banco de dados da pesquisa para o governo do Estado, que encaminhará esses resultados a todos os municípios da RMR.
A pesquisa ficará disponível para ser respondida até o mês de março do próximo ano. Esta fase da consulta se refere ao período 2017/2018. As pessoas que participaram da pesquisa realizada pelo ICPS em 2016/2016 também devem participar dessa edição. Com a nova metodologia será possível realizar as pesquisas com uma frequência muito mais adequada à dinâmica atual da sociedade.
Link para a Pesquisa:
http://pesquisaodmetropolitana.recife.pe.gov.br
FONTE:
Marca Grande Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário