sábado, 7 de outubro de 2017

Mobilidade Recife - Mobibrasil vai renovar com incentivos FGTs ( refrota)

Foto: Igor Fernandes/  Arquivo Blog GRMPE

Grande Recife terá 20 novos ônibus via Refrota17

Programa lançado pelo Ministério das Cidades concede crédito a empresas de ônibus para renovar veículos, mas propostas ainda sofrem com demora.




Intuito da iniciativa é trocar 10% da frota nacional dos sistemas de transporte coletivo urbanoFoto: Felipe ribeiro/arquivo folha

O Ministério das Cidades aprimo­­rou as regras para a contra­­tação do programa Reno­­va­­ção de Frota do Transporte Públi­­co Coletivo Urbano de Passageiros (Refrota17), lançado no início deste ano. O objetivo é dar agilidade e eficiência às contratações das opera­­ções de crédito com recursos do FGTS. A demora na aprovação é queixa das empresas que têm leva­­do propostas de financiamento pa­­ra aquisição de ônibus, entre elas a MobiBrasil, operadora da Região Me­­tropolitana do Recife (RMR) que está financiando 20 novos veícu­­­los pe­­lo programa. Só Pernambu­­­co e mais quatro estados - Piauí, Paraná, Santa Catarina e São Paulo - já têm propostas selecionadas.
O objetivo do programa é modernizar 10% da frota nacional de ônibus, estimada em 107 mil unidades. Com isso, seria possível reduzir a idade média dos veículos e problemas decorrentes disso, como as quebras no meio das viagens. Em agosto, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) apresentou dados que indicam o envelhecimento da frota pelo quinto ano consecutivo em nove capitais - a idade média era de cinco anos e um mês em outubro de 2016. O desequilíbrio econômico-financeiro do setor, que gera a redução dos investimentos, e a falta de programas de financiamento que apresentem condições atraentes para aquisição de veículos, sobretudo no que diz respeito a prazos e taxas de juros, foram fatores que contribuíram para esse cenário, segundo a associação.

Fonte: Folha Pe/  Edição : Jailson Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário