sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Teve inicio hoje a reforma e o inicio das obras de duplicação de 30 km entre Abreu e Lima e Cajueiro Seco e dando inicio a obra do BRT na BR 101


 Além de se recuperar a pista, será aberta uma faixa exclusiva em todo o percurso para o BRT e ciclovias em ambos os sentidos. As obras começam em 15 de Setembro. A implantação das estações e a adequação da via para o sistema, que inclui a construção de viadutos, pontes e elevados, deveria ter acontecido no início de 2014 , mas só agora a coisa vai andar com previsão de 4 anos pra concluir.
Trecho entre Abreu e Lima e Jaboatão contará com 39 estações de transporte rápido e 30,7 km de ciclofaixa
A intervenção que o estado vai fazer no trecho entre o km 51 e o km 82 da BR-101 vai consolidar o novo perfil da rota que se tornou fundamental para a RMR. Desde que foi implementado, na década de 1960, esse trecho deixou de funcionar apenas como passagem para veículos de carga e incorporou o tráfego misto, inclusive o transporte coletivo, assumindo função de perimetral. O aumento de demanda e a falta de investimentos deixou a via sucateada e com gargalos que comprometem a mobilidade. “Não cabe mais fazer só recapeamento. A BR será contemplada com um corredor exclusivo de ônibus, como previsto no PDTU (Plano Diretor de Transportes Urbanos)”, afirmou o secretário das Cidades do Governo atual , na época em 2103 era o Danilo Cabral.

Na primeira etapa da obra, cuja licitação foi publicada , será feita a recuperação da pista e a abertura de duas faixas, no canteiro central, para dar passagem ao BRT. A previsão é de que essas obras comecem em 15 Setembro 2017 e sejam executadas em dois anos. A segunda etapa, que deve começar no primeiro semestre de 2018, contempla viadutos, pontes, elevados, estações do BRT e ciclovias.
Trecho do Cruzamento entre a Caxangá e em frete ao TI IV Perimetral

 Por enquanto, já são consensos dois viadutos tipo ferradura (como os que dão acesso ao aeroporto) na Muribeca e em Dois Irmãos; o alargamento do viaduto da Caxangá, de onde partirá um elevado para o BRT até a BR-232, inclusive com estações suspensas; e a construção de um novo Terminal de Integração na Macaxeira. “Vamos dotar esses corredores com um padrão diferenciado para garantir conforto, velocidade e previsibilidade ao transporte público e atrair o usuário do carro para esse sistema”, declarou o secretário.
foto:arquivo do Blog


saiba mais
A BR-101, no contorno do Recife, foi feita em 1966
Com o tempo, a via ficou saturada e ganhou perfil de perimetral
O trecho já funciona como uma importante rota do transporte público, sem faixas ou corredores exclusivos
O governo do estado vai requalificar o trecho entre o km 51 e o km 82
Os projetos executivos de todas as obras devem ser concluídos até agosto  de 2021
O estado pretende dar a ordem de serviço para o início de todas as obras no segundo semestre de 2017 no dia 15/09.

Visão Geral:


Números
58 mil carros passam por dia na BR-101, no contorno do Recife
20% do tráfego são de veículos pesados
30,7 km formam o trecho entre Abreu e Lima e Jaboatão, o mais prejudicado pelo aumento da frota e a falta de manutenção da estrada
49% das placas de concreto são consideradas regulares ou ruins
22 apresentam fissuras ou trincas
R$ 774 milhões serão aplicados no trecho entre o km 51 e o km 82
150 mil pessoas por dia poderão circular pelo novo corredor após as obras
30,7 km serão adaptados para receber o BRT e ciclovias para destravar o trânsito
39 estações para o BRT e 39 passarelas para pedestres atreladas às estações serão implementadas

R$ 224 milhões serão investidos na primeira etapa, que inclui:
Troca de asfalto e placas de concreto
Abertura de via exclusiva com duas faixas de rolamento para a futura passagem do BRT

R$ 550 milhões serão investidos na segunda fase, que inclui:
Implantação de estaçãoes de BRT e ciclovias
Construção de pontes, viadutos e elevados
Construção de elevado para o BRT entre a Caxangá e a BR-232
Implantação do novo Terminal Integrado da Macaxeira, maior e mais confortável que o atual

Por ANA CLÁUDIA DOLORES
Informações: Diário de Pernambuco/DNIT
Readequação do texto original:Jaílson Silva

4 comentários:

  1. Anotem.....um Corredor de ônibus em nível elevado?????!!!!! Um corredor com apenas duas faixas,Uma por sentido, sem locais de ultrapassagens sequer nas estações????????.....havendo pane em um veículo ou acidente que cause obstrução em uma das faixas como fica????....Projetos imediatistas,mal dimensionados e capengas ou abreviados em vez de solução tornarão-se grandes e graves problemas para o futuro.....anotem.

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  2. Este projeto vai ser reformulado e já se observou isso, mas contudo a sua construção depende do governo do estado devolver a grana que em 2013 foi liberada e gasta com outras coisas , quase 912 milhões e se vai devolver , eu mesmo fui até a BR 101 em Paulista perto da entrada do pica-pau e a via central já começou a ser limpa e até construíram uma fabrica de concreto em um terreno bem próximo, eu chuto uma obra complexa e que não vai sair em menos de 6 anos.

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  3. Este projeto foi idealizado pelo falecido Eduardo Campos eque prometeu a Jeep este Arco metropolitano pronto pra que possa escoar sua produçaõ e garanto que a Jeep deve esta arrependida de ter feito a Fabrica aqui, pois nada foi cumprido e o que se ver é um trafego de carga bem maior sem o investimento perfeito...

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  4. Um corredor estruturante de BRT tem que observar todos os requisitos técnicos que fazem parte do projeto original do sistema:1º) O corredor deve ser implantado em uma calha de "concreto" com duas pistas,uma em cada sentido,com 7 metros de largura cada,tendo cada uma delas duas faixas,uma faixa de transito e a outra de ultrapassagem permanente em todo o percurso.O sistema deve operar com 03 linhas distintas, 1º Linha Paradora (com parada em todas as estações) 2º Linha Semi Expressa (Parando apenas nas estações com maior carregamento) 3º Linha Expressa,linha direta de ponta a ponta (Servindo apenas as duas estações na extremidade do corredor do sistema).Esse é o desenho técnico correto e original para implantação e operação de um sistema de BRT. Dentro desses parâmetros a capacidade correta de atendimento de demanda ou de transporte do sistema é: 19 mil pasgs.h/vale por sentido (horário de vale) e até 23 mil pasgs.h/pico por sentido (horários de pico).Qualquer outra solução fora desses parâmetros é invenção,jeitinho,paliativo ou como dizemos por aqui,armengue.....rrrrrrsssssss

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