domingo, 19 de julho de 2015

Insegurança: Mentiras, Improbidades e Fraude! Sem segurança, CBTU joga com a vida de funcionários e da população

Insegurança: Mentiras, Improbidades e Fraude!
QUANTIDADE E HORÁRIO DE REFORÇO POLICIAL PROMETIDOS PELA CBTU NÃO FOI CUMPRIDO. SINDMETRO/PE DENUNCIA ESQUEMA MONTADO PARA “RODAR” OS TRENS.
Mal começou o dia desse sábado(18) e a depredação de quatro trens da linha sul do metrô do Recife já anunciava o que haveria de vir sobre os funcionários do metrô do Recife em mais um dia de jogo de futebol na cidade.
Ou melhor, O QUE NÃO HAVERIA DE VIR, que foi o caso do fantasioso esquema de segurança divulgado pela empresa no qual, supostamente, 104 policiais militares cuidariam de prover a segurança de treze pontos estratégicos do sistema a partir das 13:30 horas.
Sindmetro/PE não foi informado oficialmente sobre nada
Em primeiro lugar, é preciso registrar o completo desrespeito à categoria por parte dos gestores uma vez que o Sindicato, legítimo representante dos trabalhadores, não foi comunicado oficialmente sobre oESQUEMA GASPARZINHO (como está sendo chamado pelos funcionários), restando ao Sindmetro/PE saber, pela imprensa, da proposta para o malfadado esquema.
Quantidade e horários do policiamento não foram atendidos
Uma vez constatado que o horário das treze e trinta não foi cumprido, os gestores da empresa pediram mais uma hora de tolerância até às 14:30. Ao término desse segundo prazo novamente se confirmou a ausência da segurança, o que poder ser conferido por dirigentes do Sindmetro/PE através de acompanhamento eletrônico e presencial, para se constatar que até às quinze e trinta (uma hora antes do jogo) não havia policiamento na quase totalidade das estações.
Direito de recusa
Diante da constatação da falácea do esquema de segurança, os trabalhadores se recolheram, se recusando a colocar as vidas em risco e ficando a disposição para retorno às atividades com garantia da segurança, exercendo o legítimo direito de recusa ao trabalho.
Cargos de Confiança põe trem para rodar em Risco
Desconsiderando todos os alertas e depoimentos dos trabalhadores, a gestão da CBTU decidiu “rodar” os trens utilizando-se de titulares de cargos de confiança acompanhados por seguranças terceirizados nas cabines dos trens.
Funcionários da vigilância terceirizada denunciam ao Sindmetro/PE que a CBTU os estaria obrigando a trabalhar hoje(18) das 12h às 23h, mesmo eles tendo que trabalhar no domingo(19)às 5h da manhã, sem o cumprimento da interjornada de 11h, além de estar em área de risco elétrico sem EPI e sem treinamento conforme a NR-10, isso sem falar que estão há três meses sem receber os seus tickets.
“Tal conduta da Companhia, em se confirmando, constitui fraude previdenciária ao Instituto, além de colocar a vida dos usuários em risco deliberadamente, visto que haveria perícia que atesta a não possibilidade de exercer a atividade.  Caso se confirme, iremos identificar de quem partiu a ordem e autorização para que fraude ao sistema público de previdência seja devidamente investigada e os responsáveis respondam caso o crime seja comprovado,” afirmou, com indignação, o diretor de saúde dos trabalhadores do Sindmetro/PE, Carlos Mota.
E o Jogo do Domingo?
Durante o sábado(17) foram registrados vários tumultos assaltos e arrastões nas estações Afogados, Barro, Floriano, Jaboatão, Tancredo Neves, Cavaleiro e Joana Bezerra, e, para o jogo desse domingo(18), após a decepção de a empresa não cumprir o que prometeu, há uma forte tendência de novamente os trabalhadores se recusarem a operar os trens e estações a bem de se protegerem e protegerem a vida dos usuários.
fonte: Sindmetro-Pe

Um comentário:

  1. Esses acontecimentos tem se tornado uma constante em dias de jogos na cidade de Recife.A questão é,cabe a CBTU toda a responsabilidade pelo comportamento violento das torcidas organizadas em dia de jogos na cidade e no transporte público? essa atitude insana acontece única e exclusivamente no Metrô? e os outros sistemas de transportes são vítimas de tais desatinos?.....e a segurança pública, não é responsabilidade do Governo do estado de Pernambuco?...e que fazem as autoridades em relação a esse comportamento totalmente violento e medieval?.....aonde está a verdadeira origem do problema?????????.....

    ResponderExcluir